b pf 19

8 m ag

DEBATES ENERGÉTICOS, O DE SEMPRE E TORNOZELEIRAS...

Questão energética de Roraima é debatida em Audiência Pública na Aleam

REDAÇÃO AgênciaNorte

www.agnorte.com.br

No sentido de construir cada vez mais um laço forte de unidade em torno de temas em comum, Amazonas e Roraima buscam forças políticas para levar junto com o Congresso Nacional à Presidência da República a situação caótica do povo roraimense por conta do problema energético que passa, e diante dos mais variados casos pela falta do linhão energético de Tucuruí é que o deputado amazonense Sinésio Campos comandou uma Audiência Pública para tratar deste tema exclusivamente, nesta segunda, 11, na Assembleia Legislativa do Amazonas, reunindo além dos deputados estaduais, federais do Amazonas e Roraima, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). 

Sinésio Campos recebeu os deputados de Roraima Jânio Xingu, Soldado Sampaio, Aurelina Medeiros, Ione Pedroso, Nilton do Sindipol, Lenir Rodrigues, Jeferson Alves, Neto Loureiro, Chico Mozart, Betânia Medeiros e Coronel Chagas, que relataram a real situação que se vive no Estado, onde além dos constantes cortes de energia na Capital, como no Interior, o Estado sofre em sua economia com a suspensão da estrada federal, BR174 quando na barreira com o estado amazonense é fechada por 12 horas. 

WhatsApp Image 2019 03 12 at 00.54.25 1

“Ninguém foi contra a interligação de Roraima ao Linhão de Tucuruí, desde que seja dada a devida importância à questão ambiental”, disse Sinésio Campos, ressaltando que tanto a Funai como a Coiab cobram apenas que sejam preservados os direitos dos nativos”, afirmou Sinésio, quando ele cria uma Frente Parlamentar com deputados estaduais e federais, senadores, para levar uma carta aberta, a partir deste evento, ao presidente Jair Bolsonaro, "carta que também será encaminhada para o Ministério de Minas e Energia", assegurou o deputado amazonense.  

Neste encontro parlamentar ficou claro que a a situação energética de Roraima, que depende em quase sua totalidade do que vem do Linhão de Guri, na Venezuela, com todo o agravamento devido ao governo ditatorial de Nicolás Maduro é que agora de fato existe a uma forte tendência para que Roraima integre o linhão de Tucuruí, e o estado tenha do governo federal o devido zelo para que tenha sua reestruturação consolidada.

REPETIÇÃO

Após discursos que se repetiam da Tribuna, onde os deputados de Roraima apesar de relatar aos amazonenses uma visão de fato mais realista, do que foi exposto só o deputado Cel. Chagas explanou algo que reforçou uma posição que também merece toda atenção política, que é a questão da liberação da barreira do Sul do Roraima, na reserva indígena Waimiri Atroari, onde no período noturno fica fechada, isto há décadas, e que sem dúvida atravanca a economia do Estado em seu livre comércio.

WhatsApp Image 2019 03 12 at 00.54.25Chagas de forma lúcida lembrou que este mesmo tema discutido, nesta segunda, lá atrás, em 2011 foi debatido, e que nestes últimos cinco anos se tentou de todas as formas obter licenças para que os índios aprovassem a passagem do linhão de Tucuruí, bem como liberassem a BR 174 que fica noturnamente fechada - e nada avançou. 

O discurso do deputado bateu de frente com a defesa que é feita dos índigenas, no caso dos Waimiri Atroari que são controlados por uma ONG, PTWA, que leva cerca de 12 milhões de reais por ano do governo brasileiro, por conta da BR 174, e que agora quer na verdade obter mais dinheiro público para liberar o linhão de energia. "O que é algo inaceitável", garante Cel. Chagas.

CURIOSIDADE

Ao chegar ao parlamento amazonense, não só deputados, mas, muitos servidores queriam ver de perto a deputada estadual de Roraima Ione Pedroso, linda loira, porém, já foi presa, e responde a processo criminal na justiça por peculato e desvios de recursos público, na área de educação, bem como o seu marido José Walace, que depois de estar foragido está preso. 

A curiosidade de todos era para ver se de fato a deputada Ione estava ou não usando a tornozeleira eletrônica. O que ela não está, porque conseguiu se livrar disto na justiça, porém, o Ministério Público quer é que a deputada seja presa novamente. Assim, entre assuntos tão sérios e inerentes para Roraima uma parte política se virou para ver o que o estado produz de vergonhoso em sua política, haja vista que além de Ione ter sido eleita e ter tomado posse de seu mandato só depois que conseguiu se livrar da prisão, o próprio parlamento estadual de Roraima é presidido por outro deputado que também foi preso, da cadeia comandava a Assembleia Legislativa, e também responde por vários crimes de peculato e roubo ao erário, o deputado Jalser Renier, que foi mesmo assim foi reeleito presidente para mais quatro anos. WhatsApp Image 2019 03 12 at 01.06.31

Ou seja, Roraima e seus deputados sujos em processos criminais e presos fazendo a vergonha nossa de cada dia. 

NA MIRA

Em determinado momento da sessão plenária, após alguns prints (acima) nas redes sociais dando conta da curiosidade política que a deputada Ione passou a ser, a parlamentar fez um sinal com os dedos apontando para este jornalista como que afirmando que estava de olho em mim. Claro que não era nenhuma WhatsApp Image 2019 03 12 at 00.54.24 1azaração, ela é casada, mas, sim, deve ser sua admiração do nosso trabalho. Afinal, não poderia ser outra coisa, a deputada que junto com marido são acusados de desviar milhões de reais da educação de Roraima, prejudicando crianças do Interior, onde a deputada Ione teve uma campanha milionária, porém, este diante dos olhares fumegantes este repórter agradeceu aos sinais da parlamentar. 

Diante disto, bom saber que nosso trabalho é bem quisto não só pela deputada, mas, certamente pelos demais deputados, que temos o reconhecimento devido as críticas que temos feito, não só pela conduta política de Ione, que antes mesmo de assumir ao mandato estava presa, acusada por corrupção - mas, também, do parlamento roraimense que tem presenteado a sociedade roraimense com variados escândalos.

A verdade é que a deputada Ione tem lá um brilho de mandato, mas que só tem sido cinza justamente por suas próprias ações nebulosas.

PIEGAS 

Em outro determinado momento da sessão, quando o deputado Jerferson 'Gordinho' Alves foi à Tribuna, ao falar de sua visão sobre os processos de falta de energia e o caos que se vive, um discurso do mesmo do mesmo de outros, o parlamentar só inovou mais que seus colegas quando de forma piegas, melacólica deixou transparecer um reles sentimento de inveja quando falou do ex senador Romero Jucá, destacando os feitos dele como líder de governo que foi des ex três presidentes.     

Na verdade, desta caravana de deputados de Roraima, num estado quebrado, com sua economia em total mazela, o números e parlamentares que foram poderia ter sido infinitamente menor, e o resultado seria o mesmo, só que com mais respeito aos gastos com o dinheiro público.

Mas, a gestão do deputado Jalser 'Rato' Renmier não é assim, austeras, altiva, pelo contrário, é de atender as benesses mais cretinas de seus aliados...Estes que adoram fazer festa com dinheiro público.

13 AUDIÊNCIA PÚBLICA LINHÃO DE TUCURUI ACORDO HF 2

 

ban zona 

ban gov am

prente

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM