b pf 19

8 m ag

CORRIDA DA GUARDA COMEMORA 29 ANOS

Por Jéssica Costa 

A Guarda Civil Municipal comemorou seus 29 anos de fundação de forma bem especial neste domingo, 10, através da I Corrida de Praia, que contou com a presença de 220 inscritos, entre agentes, atletas e a comunidade em geral. A corrida aconteceu na Praia do Caçari e teve o percurso de aproximadamente 5km, inclusive com trechos dentro da mata.

De acordo com o superintendente da GCM, Murilo Santos, o objetivo da corrida foi de interagir com a comunidade e incentivar a população a atividades físicas saudáveis. Além deste evento, muitos outros na área esportiva são promovidos constantemente pela instituição com este propósito.

“Nós fazemos um trabalho que, muitas vezes, não é muito bem visto pois somos fiscais da lei, mas a gente aproveita a oportunidade para ter um momento de descontração com a comunidade. E não é a primeira vez. Já fizemos outros eventos como este e a participação das pessoas é bem interessante. A Guarda Civil de Boa Vista está em festa. Temos muitas coisas a comemorar”, destacou.

O primeiro a cruzar a linha de chegada, com 16 minutos e 8 segundos de prova, foi Welson da Silva, corredor profissional há oito anos e participante do grupo de corrida Jabuti do Lavrado. O atleta participa das corridas como um treino para melhorar o seu desenvolvimento. Segundo ele, eventos como este incentivam a prática de atividades saudáveis.

“Serve para chamar as pessoas a um caminho melhor, do esporte. O esporte é saúde para mim. Que oportunidades como essa aconteçam muito mais para salvar vidas”, destacou.

Keliany Wilson da Silva, corredora há dois anos, aprovou o local escolhido para a a corrida. “Achei a praia maravilhosa. Tem que se investir neste tipo de terreno, que a gente aproveita a paisagem e há conscientização ambiental. É cansativo, mas, ao mesmo tempo, refrescante com os pontos de água. Eu gostei bastante”, ressaltou.

Investimentos e melhorias na GCM

Nos últimos 6 anos, a prefeita Teresa Surita fez grandes investimentos na Guarda Municipal. Além de treinamento de pessoal, promoveu a aquisição de novas viaturas e um guincho, que está à disposição para o uso, além de quadriciclos e moto aquática, utilizada pela Defesa Civil.

Desde 2013, o quadro efetivo dobrou, graças ao concurso de 2015 e, atualmente, trabalham cerca de 400 homens e mulheres na Guarda. Outra grande necessidade que foi atendida neste período foi a aquisição de armamento, com equipamento suficiente para armar todo o efetivo, que está em processo de treinamento. Cerca de 180 homens já estão habilitados para o uso, garantindo segurança no trabalho realizado no dia a dia

De acordo com Murilo, nos anos que antecederam a gestão da prefeita Teresa Surita, não houve nem metade deste investimento. “Chegamos aos 29 anos com bastante coisa para comemorar, principalmente no aparato. A Guarda Civil de Boa Vista é a mais bem preparada e equipada da região norte, a frente de grandes capitais. Atualmente designamos instrutores daqui para ministrar curso em outras instituições. Agradecemos todo o apoio e a dedicação que prefeita tem com a instituição Guarda Civil”, finalizou.

ban zona 

ban gov am

prente

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM