b pf 19

8 m ag

CURRÍCULO UNIFICADO

 

Documento Curricular de Roraima será lançado no próximo dia 14 de março

MÁGIDA AZULAY KHATAB

Foto: Secom-RR

 

O DCR norteará o conteúdo a ser ministrado em todas as escolas estaduais e municipais

O mês de março será importante para a Educação do Estado. No próximo dia 14, ocorrerá o lançamento do DCR (Documento Curricular de Roraima) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. O lançamento será feito dentro da programação do Fórum Estadual da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), a ser realizado entre os dias 14 e 15 de março, no Auditório do Pronat na UFRR (Universidade Federal de Roraima), das 8h às 18h.

O evento é realizado mediante parceria entre a Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto), a Undime e o Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação).

Já estão confirmadas as presenças do presidente Nacional da Undime e conselheiro do CNE (Conselho Nacional de Educação), Alessio Costa Lima, do presidente da Undine/RR, Abraão Oliveira da Silva, da secretária de Estado da Educação e Desporto, Leila Perussolo, representando também o Consed no evento, e do presidente da Associação dos Prefeitos de Roraima, Pedro Henrique.

O DCR foi elaborado seguindo as diretrizes estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), homologada em 2017 pelo MEC (Ministério da Educação), e foi trabalhado durante todo o ano de 2018.

Para a elaboração do documento, foram realizadas consultas públicas por meio presencial e eletrônico, seminários locais e regionais. Tudo foi coordenado por uma equipe formada por coordenadores de etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II) e redatores, responsáveis pela redação do documento.

“O trabalho foi realizado pela rede estadual de ensino e pela Undime, em um regime de colaboração, com a adesão de 14 municípios de Roraima, exceto Boa Vista. Todos os 14 municípios e a rede estadual de ensino assinaram um termo de adesão ao currículo único de Roraima”, explicou o secretário-executivo da Undime/RR, Kenedy Leite Silva.

O DCR norteará o conteúdo a ser ministrado em todas as escolas da rede estadual e municipal; com a unificação dos componentes curriculares por série. Um aluno que estuda em uma escola estadual em Rorainópolis, ao ser transferido, por exemplo, para uma escola estadual em Boa Vista, não sofrerá alterações no conteúdo que está estudando, apenas dará continuidade, pois a matéria ministrada será a mesma.

IMPLEMENTAÇÃO NO ESTADO

Depois do lançamento do DCR, a Seed começará o trabalho de implantação do documento no Estado o que ocorrerá de forma gradativa, com formações e adequações de projetos educacionais.

“Inicialmente, realizaremos formações com gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. Na sequência, haverá a adequação dos projetos políticos pedagógicos das escolas e, por fim, a implementação de fato no processo de ensino aprendizagem”, explicou a secretária estadual de Educação, Leila Perussolo.

FÓRUM UNDIME

O Fórum Estadual da Undime Roraima é direcionado aos dirigentes municipais, equipes técnicas das secretarias municipais de Educação, gestores escolares e professores. No evento, serão realizadas mesas redondas, palestras e capacitações.

No dia 14 de março, a partir das 11h15, o tema da mesa redonda será “O impacto das despesas com pessoal, obrigatoriedade de atendimento educacional e a Lei de Responsabilidade Fiscal”. O mediador será Raimundo Nonato Vilarins, dirigente municipal de Caracaraí, e contará com a participação de representantes do Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado, presidentes das Undimes de Roraima e nacional e do conselheiro nacional de Educação, Alessio Costa Lima.

Pela parte da tarde, a partir das 14h, o tema da mesa será “Os principais desafios para a implementação do DCR”, com a mediadora Ana Célia Paz e a participação dos redatores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais). Logo após, haverá palestra do conselheiro Alessio Costa Lima sobre “A educação municipal e a nova conjuntura nacional”.

 Já no dia 15 de março, a programação segue a partir das 8h30, com a Capacitação Busca Ativa – Unicef e depois, a partir das 9h10, palestra sobre “Prestação de contas dos programas FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e SIP (Sistema de Orçamento Público). O evento se encerrará com a eleição e posse da nova diretoria da Undime/RR para o Biênio 2019/2021.

ban zona 

ban gov am

prente

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM