PREFGOV 4 M

REDE CIDADANIA com Melhor Idade em 3º edição

...Competição continua nesta sexta-feira (19), a partir das 8h30, com natação e jogos de mesa...

Por SIMONE CESÁRIO

Durante a 3ª edição dos Jogos Internos da Rede Cidadania Melhor Idade, iniciativa promovida pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), não faltou espírito de equipe, disposição e muita animação. A competição, que começou nesta quinta-feira (18), segue até sexta-feira (19), a partir das 8h30, na própria unidade, localizada na Cabo PM Lawrence de Melo, 259-A, bairro Caranã.

São 144 inscritos que, neste primeiro dia, participaram das competições de vôlei e basquete adaptados. Quatro equipes disputam as modalidades e, hoje, a equipe azul comemorou a vitória no vôlei e a equipe vermelha foi a vencedora no basquete.

Os primeiros e segundos colocados de cada modalidade foram premiados com medalhas.

Aos 69 anos, Francisco Sales esbanjou habilidade no vôlei e foi o destaque da final, sendo um dos campeões de pontuação, contribuindo para a vitória da equipe dele. “Estou muito feliz. No ano passado também recebi medalha no vôlei. O esporte me deixa ativo e, mesmo tendo uma deficiência visual, não deixo de jogar, porque me faz muito bem”, garantiu.

A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, ressaltou a importância dos jogos internos. “A nossa proposta é incentivar a prática esportiva, que contribui para a prevenção de várias doenças e o promove o envelhecimento ativo. Por isso, estamos sempre empenhados em melhorar os serviços oferecidos e manter a ampliação dos usuários atendidos na unidade, que passou de 320 em 2015 para mais de 700 atualmente”, comemorou.

Esses benefícios são comprovados pela Maria da Penha, de 64 anos, que participou da disputa de basquete. “Estou aqui há três anos. Quando cheguei, tinha depressão e sentia muitas dores. O esporte me ajudou muito e hoje não sinto mais nada”, disse.

Trabalhar em equipe, promover a socialização e valorização da prática esportiva, comprovando que não há idade limite para se manter ativo, são algumas das propostas da competição, conforme a coordenadora pedagógica da Rede Cidadania Melhor Idade, Adriana Ayres.

“Respeitando os limites individuais, todos podem praticar o esporte, que é seguro e traz muitos benefícios para quem já passou dos 60, como melhoria da postura e cardiovascular, fortalecimento muscular, além dos benefícios emocionais, como a alegria que o esporte proporciona”, explicou.

Nesta sexta-feira (19), serão realizadas as competições de natação e jogos de mesa.

A Rede Cidadania Melhor Idade atende a 720 pessoas acima de 60 anos, com atividades esportivas, recreativas, culturais, alfabetização e capacitação, além de atendimentos de saúde.

...

Foto: Vinícius Felix

 

parente fm

pref jun

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM