FQA, PROJETO QUE É RECONHECIDO MUNDO AFORA

...Prefeita Teresa Surita é destaque nacional em gestão pública de primeira infância...Um seminário que contou com a participação de autoridades da área...

REDAÇÃO AgênciaNorte

www.agnorte.com.br

Para Boa Vista ter seus projetos municipais sendo reconhecidos nacionalmente e até internacionalmente é a certeza de que a gestão da prefeita Teresa Surita tem ido na direção dos anseios de uma população que está se acostumando a ser referência, e a ter projetos pioneiros implementados na cidade. Assim, em mais um convite aceito, Teresa participou nesta quarta, 1º, do Seminário da Semana Municipal da Primeira Infância, em São Paulo (SP).

Teresa foi levar ao conhecimento de demais estados o que representa o programa 'Família Que Acolhe', desenvolvido em Boa Vista e considerado modelo pioneiro no país. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e contou com a participação de autoridades de vários estados do Brasil e instituições que atuam na área. O objetivo foi promover o envolvimento da sociedade e das famílias na valorização e nos cuidados com a primeira infância.

Para a prefeita é mais que uma satisfação em ver a progressão do projeto, mas, a sua criação servir de bom exemplo para demais entidades nacionais, “é uma alegria imensa apresentar o 'Família Que Acolhe' (FQA) como modelo de política pública efetiva voltada para a Primeira Infância, projeto criado e desenvolvido na capital mais distante do país para a maior cidade do Brasil. Os resultados queessa política integrada gera são para toda uma vida, por isso destacamos a importância da relação entre pais e filhos em um ambiente acolhedor para o fortalecimento dos vínculos e o desenvolvimento infantil. Cuidar das nossas crianças de Boa Vista é garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, disse Teresa, que ganhou do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o seu reconhecimento pelo trabalho na área social de Boa Vista, o que para ele é um segmento que muda de fato a vida das pessoas.Foto Divulgação 2

“A população reconhece o seu trabalho, tanto que foi reeleita com 80% de aprovação. Muitas vezes políticos dão maior importância a obras enquanto que, na verdade, o que transforma e muda a vida das pessoas e o que a população realmente espera são ações que requerem muito envolvimento, debates e que sejam transformadoras”, disse Covas.

PLANO MUNICIPAL

O Seminário da I Semana Municipal da Primeira Infância marca o início do processo participativo de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, que se estenderá pelos próximos meses em diferentes etapas, envolvendo o poder público municipal, o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, a sociedade, as famílias e as próprias crianças.

A intenção é criar um espaço para reflexão, discussão e troca de experiências. É voltado prioritariamente para servidores da administração municipal e organizações da sociedade civil engajadas na causa da Primeira Infância.

FQA

O Programa Família Que Acolhe, criado em 2013 na gestão da prefeita Teresa Surita, é uma política pública integrada de educação, saúde e desenvolvimento social, que reforça os cuidados com a infância desde a gestação. Atualmente atende 11.850 pessoas e é reconhecido nacional e internacionalmente como uma política pública inovadora de cuidado com a primeira infância.

O FQA foi apontado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como modelo de política pública integrada voltada ao desenvolvimento infantil. Entre os prêmios recebidos está o de Boas Práticas - Fundação Abrinq, que também concedeu à prefeita Teresa Surita o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

PARCEIROS

Ao longo de sua existência, o Família Que Acolhe mantém parcerias de sucesso com diversas instituições, como Instituto Maria Cecília Souto Vidigal, Universidade de Harvard, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Saving Brains (Canadá), Fundação Bernard Van Leer (Holanda), Universidade de New York e The New York Academy of Sciences.

A prefeita Teresa Surita já participou do Pacto Global para o Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pela New York Academy of Sciences, nos Estados Unidos apresentando os resultados do programa Família que Acolhe na capital de Roraima. Boa Vista foi a única representante do Brasil convidada a participar dos debates com outras cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Colômbia, Filipinas, Romênia e Alemanha.

...

Com Semcom PMBV

Acesse mais informações no Portal de Notícias da Prefeitura de Boa Vista.
Siga o Twitter @PrefeituraBV e curta a página facebook.com/prefeituradeboavista

 

ban gov am

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM