LEITE MATERNO, VIDA EM ABUNDÂNCIA

...Prefeitura alerta para a importância do aleitamento materno...Palestra no Cernutri incentiva o ato de amamentação na Semana do Aleitamento Materno...

 Por Jamile Carvalho

A Semana Mundial de Aleitamento Materno começou nesta quarta-feira (1º) em todo Brasil. Aqui em Boa Vista, a Prefeitura realizou uma palestra de incentivo e orientação às mães e famílias sobre a importância desse alimento nos primeiros dias de vida da criança.

A palestra foi ministrada pela fonoaudióloga Silvia Renata Furlin, no Centro de Recuperação Nutricional Infantil (Cernutri), que destacou a importância dos familiares e amigos nesse processo. “Queremos incentivar os pais e familiares que podem se tornar grandes parceiros nessa missão e podem ajudar a tornar esse ato muito mais prazeroso e saudável e desmistificar que essa é uma responsabilidade só da mãe”.

Além da palestra, foram distribuídos panfletos educativos abordando os benefícios, cuidados e outras dicas. A  vendedora Deane Costa tem três filhos. Ela conta que a mais velha mamou até os seis anos de idade. “Essas ações são muito importantes, pois alertam as mães e familiares para essa questão do aleitamento, principalmente esclarecendo alguns mitos. Vale a pena investir na amamentação sim”.

Aline Candido, de 26 anos, disse que foi doadora de leite há mais de um ano. “Meu sobrinho nasceu prematuro e precisava de leite, então passei a doar. A amamentação é vida, é um ato de amor, um vínculo muito especial entre mãe e filho”.

Ambulatório de aleitamento materno – Boa Vista possui um ambulatório de incentivo e orientação ao aleitamento materno. A fonoaudióloga e os demais profissionais dão suporte às mulheres diariamente com consultas individualizadas. O ambulatório funciona há mais de um ano no Cernutri e já atendeu mais de 260 mulheres de janeiro até agora.

“O Cernutri hoje já está bem especializado, conseguimos atender não somente as crianças com desnutrição ou obesas, mas também consultas individualizadas, onde as mulheres podem tiram suas dúvidas em relação a diversas situações”, explica a fonoaudióloga.

Durante as consultas, a médica avalia as mamas, esclarece dúvidas e mitos da amamentação, examina também o bebê para verificar a situação fono-lingual, se tem a língua presa, encaminha para um bucomaxilo para fazer cirurgia quando necessário, e ainda incentiva o teste da linguinha.

Mais ações - Na quinta-feira (2) e na terça-feira (7), a palestra será realizada no Programa Família que Acolhe (FQA). Na quinta ocorrerá em dois períodos, às 8h e às 14h. Já na terça-feira, a partir das 14h.

Acesse mais informações no Portal de Notícias da Prefeitura de Boa Vista.
Siga o Twitter @PrefeituraBV e curta a página facebook.com/prefeituradeboavista

Secretaria Municipal de Comunicação - SEMUC 
Contato: (95) 3623-59

 

ban gov am

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM