RIO BRANCO, UMA OBRA GIGANTESCA PARA BOA VISTA

..."É uma obra gigantesca e demorada, mas os recursos estão garantidos, nós vamos acelerar esse processo e as pessoas vão se orgulhar desse espaço", diz Teresa Surita...

REDAÇÃO AgênciaNorte

www.agnorte.com.br

Agora as máquinas começaram um trabalho que aolongo de meses vai dar novos contornos a orla da cidade. Boa Vista vai ganhar um dos parques mais bonitos do Norte, já que nesta semana, a prefeita Teresa Surita assinou a ordem de serviço para o início da primeira etapa de construção do Parque do Rio Branco, que era uma área degradada, parte do bairro Caetano filho, conhecido como Beiral. Ali, sem dúvida, será um dos mais importantes pontos turísticos da Capital.

A prefeita falou dos benefícios que o projeto trará para a cidade e afirmou que vai trabalhar para que o Parque do Rio Branco seja entregue o mais rápido possível à população. Nós vamos ter aqui outro visual, será um espaço de muito bom gosto, que vai gerar emprego e renda, vai melhorar a economia do Centro da cidade. É uma obra gigantesca e demorada, mas os recursos estão garantidos, nós vamos acelerar esse processo e as pessoas vão se orgulhar desse espaço que vamos entregar para a cidade”, disse a prefeita Teresa Surita.

Resultado de imagem para parque rio branco em boa vista

Na primeira fase da obra serão feitos a canalização do igarapé Caxangá - no trecho da avenida Ville Roy até o Rio Branco -,  a elevação da avenida Sebastião Diniz e o ajuste no nível da área para prevenção de enchentes. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de um ano e meio.

RECURSO GARANTIDO

A primeira etapa da obra está orçada em R$ 46 milhões, recursos adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Integração, com o apoio do senador Romero Jucá. “Eu já estou garantindo até o final de março os recursos para a área de urbanização (segunda etapa da obra). Os recursos estão chegando, o projeto é uma prioridade para Boa Vista e a gente fica muito feliz de dar esse presente para a cidade”, disse.

O projeto Parque do Rio Branco trata da revitalização da área de interesse social do Beiral. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Claudio Nina, que projetou a Ponta Negra, em Manaus. A segunda etapa da obra será a reurbanização da área com a transformação do espaço em um parque público, que será executada somente após a conclusão da primeira etapa.

Resultado de imagem para parque rio branco em boa vista

A dona de casa Josefa Águida da Conceição, de 52 anos, que morou mais de vinte anos no Caetano Filho, comemorou o início da obra do Parque do rio Branco. “Eu sou a pessoa que mais desejou essa obra. Vai mudar a cara do Beiral, melhorar o lazer, eu vou passear com meus filhos e netos. Não vejo a hora de tirarem todos esses entulhos pra gente ver a praia ”, comentou.

O projeto completo do Parque do Rio Branco contempla a elevação da avenida Sebastião Diniz, canalização do córrego Caxangá, macrodrenagem, ajuste do nível da área para prevenção de enchentes, instalação de equipamentos que promovam a atração do público e turística no local, marina flutuante, cortinas d’água e calçadão. O local foi pensado para receber a cheia do rio sem prejuízo à estrutura.

DESOCUPAÇÃO

No ano passado a Prefeitura de Boa Vista iniciou o processo de desocupação da área de interesse social Caetano Filho por meio de negociação com os proprietários das casas, de forma justa e pagando as devidas indenizações.

Resultado de imagem para parque rio branco em boa vista

Até o momento foram negociadas 310 casas, tendo sido 300 descaracterizadas e as outras dez aguardam a data de agendamento. As indenizações já pagas totalizam o valor de R$ 21.813.702,94, com recursos próprios da prefeitura.

Ainda estão aguardando a conclusão das negociações 30 casas, dessas, sete estão aguardando a formalização do acordo.  As outras 23 que não fizeram a negociação por falta de documentos, por ausência de inventário do proprietário falecido ou por desinteresse, estão sendo demandadas através de processo de desapropriação judicial. Outras 37 famílias foram encaminhadas para o programa Minha Casa Minha Vida.

...

Com Semcom PMBV

 

ban gov am

 

sebra dir

 

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM