b pref mao

INVESTINDO NO ARTESANATO CABOCO

Prefeitura viabiliza ida de artesãos à maior Feira de Negócios de Artesanato da América Latina

Pela primeira vez, a Prefeitura de Manaus, leva à Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), cinco de seus artesãos cadastrados, representando a cidade. O evento começou nesta quarta-feira, 4/7, e segue até o dia 15 deste mês, em Recife (PE). O grupo de artesãos integra o programa Manaus Mais Empreendedora, lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em dezembro de 2017, para fomentar a cultura de empreendedorismo na capital.   

Para a secretária municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), Ananda Carvalho, a ida dos artesãos representa o fortalecimento das políticas de apoio ao artesão e da economia solidária. “É a primeira vez que o artesanato de Manaus está sendo representado em um evento deste porte e temos orgulho de saber que isto está sendo viabilizado a partir de uma política pública com o programa Manaus Mais Empreendedora e uma de suas ações voltadas para o artesanato, o Manaus Feita à Mão”, destacou. “Esta tem sido a determinação do prefeito Arthur Neto de investirmos em tudo o que possa gerar mais emprego e renda aos trabalhadores, incluindo aí os artesãos”, observou Ananda.04.07 Manaus Fenearte3

De acordo com o diretor do Departamento de Economia Solidária, Virgílio Melo, os artesãos estão felizes e empolgados com a participação na feira. “Por meio da parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), houve toda uma preparação dos artesãos para a feira, além deles também estarem recebendo consultorias e participando de qualificação em cursos como formação de preço, embalagem e fotografia, entre outros. Será uma oportunidade ímpar para eles e para o artesanato de Manaus. É algo inovador e inusitado para todos nós”, avaliou Virgílio.

Manaus Feita à Mão

Para Denizal Melo, um dos artesões cadastrados na Semtrad e que está participando da feira, o sentimento é de conquista e recompensa. “É uma sensação ótima para quem vem em busca de reconhecimento. Além disso, meu trabalho é de conscientização ambiental, mostrando uma maneira de reciclar os resíduos que agridem o meio ambiente”, observou.

Denizal também está concorrendo em três categorias em um concurso promovido pela Fenearte. “Foi uma surpresa quando fiquei sabendo de que estava entre os 30 artistas concorrendo em três categorias, estou entre os melhores na reciclagem. Tenho certeza que já sou premiado apenas por participar dessa grandiosa feira de artesanato”, salientou.

Maria Milome, também uma das artesãs que está representando Manaus na Fenearte, agradeceu o trabalho da Prefeitura de Manaus, por meio da Semtrad, em relação ao artesanato. “O que a Prefeitura de Manaus e a Semtrad estão fazendo conosco, nos dando a oportunidade de mostrar nosso trabalho em outro Estado, é muito importante para deixarmos a marca de Manaus pelo Brasil. Mostrar a outras pessoas, de outras culturas, que nós temos muitas coisas bonitas a oferecer”, ressaltou ela.

Sobre a Fenearte

A Fenearte faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape) e é também a maior feira de artesanato da América Latina. O evento, que conta com a participação de artesãos de todo o mundo, tem como tema este ano o Legado do Mestre Salu, considerado uma das maiores autoridades em cultura popular pernambucana. A feira está em sua 19ª edição.

ban zona 

ban gov am

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM