CREA/AM FAZ FISCALIZAÇÃO NA ZONA NORTE

...CREA-AM deflagra operação de fiscalização na zona norte de Manaus...As inspeções deverão acontecer em todas as fábricas que tenham pelo menos um profissional de Engenharia em seu quadro funcional...

Por Henrique Xavier

Como forma de prevenir e orientar as empresas e grandes empreendimentos de Manaus, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) deflagrou nesta quinta-feira (4) a Operação Valorização Profissional, que busca averiguar o correto exercício dos profissionais que atuam nas atividades de Engenharia e Agronomia e afins.

A operação, que inicialmente contará com uma agenda de seis visitas diárias concentradas em cada uma das zonas geográfica da capital amazonense, conta com a participação de 20 agentes fiscais que visitaram as empresas TPV, Envision, Videolar, SC Johnson, Coca-Cola, 3M e Keihin, onde foram entregues ofícios com solicitação do quadro técnico e orientação quanto às empresas terceirizadas.

O presidente do CREA-AM, Afonso Lins, explicou que a ação busca assegurar a prestação de serviços técnicos e/ou execução de obras com a participação de profissionais legalmente habilitados, obedecendo a princípios éticos e normas técnicas e ambientais compatíveis com as demandas sociais. Segundo ele, o fortalecimento da fiscalização do CREA-AM é uma das metas da atual gestão e deve resultar no fomento da atividade profissional na indústria local, setor para o qual haverá uma atenção redobrada na atuação dos agentes.

“Neste primeiro momento, a Operação Valorização Profissional prioriza as indústrias que têm no seu quadro funcional um ou mais profissionais de Engenharia, chamando a atenção para que essa prestação de serviço esteja compatível com a especialidade do engenheiro contratado. Por isso, além da solicitação de informações do quadro técnico, estamos agendando reuniões no prazo máximo de até cinco dias úteis com o setor competente de cada uma delas, como forma de estreitar as relações e ampliar nossas parcerias técnicas”, explicou Lins.Exibindo photo5078334219888994297.jpg

Seis novas empresas deverão receber a visita dos agentes fiscais do CREA-AM nesta sexta-feira (5), mas a ideia da Superintendência de Fiscalização é finalizar essa agenda de inspeções até o próximo mês de março. De acordo com dados divulgados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus, existem 482 empresas atuando no PIM. Desse universo, calcula-se que pelo menos 60% delas tenham engenheiros em seu quadro funcional.

Projeto em curto prazo
Além da verificação do exercício legal das profissões regulamentadas, tanto em seu nível superior como no nível médio, a ideia da Operação Valorização Profissional traz no seu cerne um compromisso com o fomento da atividade no mercado de trabalho em todo o Estado.

Segundo o superintendente de Fiscalização do CREA-AM, Swami Vasconcelos, o projeto em curto prazo se concentra na coleta do maior número de dados e informações de perfis profissionais atuantes que serão utilizados em pesquisas para ajudar a entender as demandas do mercado local e dar maior visibilidade aos profissionais que atuam no Estado.

“Nós entendemos que a fiscalização também possibilita a abertura de novas frentes de trabalho especializado, por isso a ideia é visitar todas as empresas do PIM que tenham em seu quadro pelo menos um engenheiro que esteja regular com o CREA-AM. De posse desse levantamento técnico, iremos disponibilizar à iniciativa pública e privada, por meio de uma plataforma digital, um quadro do capital humano especializado com todas as informações profissionais dos habilitados conforme a especialidade. Isso vai garantir uma acessibilidade maior ao mercado de trabalho e assegurar a qualidade do serviço conforme a demanda do setor”, explicou Swami Vasconcelos.

...

Fotos: Rhenata Guerreiro

 

ban gov am

 

sebra dir

 

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM