...Obras de infraestrutura no Interior que começaram no governo Jsé Melo seguem com David Almeida e vão chegar até Amazonino Mendes....Barulho que está impulsionando a economia do Estado...

 

REDAÇÃO AgNorte

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O Governo Interino manteve um ritmo de obras que o Interior tem sendido menos a quebra política que aconteceu quando um governador foi cassado, José Melo, e em seu lugar assumiu um governador tampão, já que houve uma eleição fora de época, que elegeu Amazonino Até o final deste ano, o Governo do Amazonas entregará para a população de 16 municípios do interior do Estado um total de 400 quilômetros de ramais pavimentados. O governador David Almeida disse que desde assumiu o governo, em maio deste ano, decidiu que iria priorizar obras para as quais já havia dinheiro em caixa, porém estavam paradas ou em ritmo lento. Entre elas, estão cerca de 30 ramais, vicinais e estradas espalhados por 16 municípios do interior, que ganharam impulso e alguns já foram até entregues, a exemplo do ramal do Alto Rio, em Rio Preto da Eva, inaugurado em agosto.

“Essas obras estavam paradas e, com retomada, vamos melhorar a vida dessas famílias que vivem do plantio e comercialização de frutas, piscicultura, entre outras culturas agrícolas. Reativando as obras, nós estamos fazendo o dinheiro circular na economia, gerando emprego nesses municípios e um ciclo positivo em todos os sentidos, porque quanto mais o dinheiro circula, mais o dinheiro volta pro Estado na forma de arrecadação tributária e mais recursos temos para trabalhar em prol da população”, justificou David Almeida.

O governador explicou que essas obras contam com recursos do Programa de Sustentação dos Investimentos Públicos (Prosip), um financiamento contraído via Branco do Brasil no valor total de R$ 300 milhões. Do pacote de R$ 300 milhões, em torno de R$ 150 milhões são destinados para melhorias em ramais e vicinais onde há entraves para o escoamento das produções agrícolas. A outra metade do recurso é direcionada para recuperação do sistema viário e a duplicação da rodovia AM-070 (Manaus-Manacapuru).

Com as máquinas funcionando a todo vapor, aproveitando o período de sol intenso, os moradores não mais terão de esperar por anos para que as estradas sejam concluídas, como é o caso da estrada do Fontinelle, em Nova Olinda do Norte, e do Ramal do Barro Alto, em Manaquiri, onde os moradores sonhavam com a chegada do asfalto. Assim como o Barro Alto, as obras em Manaquiri também abrangem os Ramais do Limão e o da Andiroba que, no total, abrangem 28 quilômetros de extensão.

“Aqui em Manaquiri são 28 quilômetros de três ramais que estão em obras. Isso representa os sonhos de 20 e de até 30 anos dessa população e que nós estamos realizando através do trabalho e dos investimentos do Governo do Estado, em pouco mais de 120 dias”, reforçou David Almeida e visita recente ao município.

Os produtores de Rio Preto da Eva, do Ramal ZF-9, no quilômetro 107 da rodovia AM-10, também comemoram a chegada do asfalto. “As coisas melhoraram. Agora, com o ramal finalmente asfaltado, podemos escoar a nossa produção e trazer mais renda para as nossas famílias e para a comunidade. Isso era muito difícil antes porque quando chovia, ficávamos quase isolados. Era um lamaçal só. Era uma situação muito difícil para sair ou entrar no ramal”, disse o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade José Lindoso (Asprolin).

A produção de banana de terra firme dos associados da Asprolin é significativa para a economia de Rio Preto da Eva. Dos 550 hectares de plantação de banana de todo o município, pelo menos 105 estão no Ramal ZF-9 do quilômetro 107 da AM-10. Assim como Arildo Juma, outros 400 agricultores que moram no Ramal Z-9, necessitam escoar seus produtos para a sede de Rio Preto da Eva, para Manaus, bem como para outras localidades. Cada produtor possui cerca de 611 mil pés de banana e vendem uma média de 1.222 cachos ao ano.

Os moradores do Ramal Do Um de Açutuba também estão contentes com as obras realizadas pelo Governo do Estado, que recapeou 2,8 quilômetros. Para o produtor Antônio Alcinei, que cultiva pimentão, cheiro verde e pimenta de cheiro, o trabalho melhorou não somente o escoamento da produção, como também a qualidade de vida da comunidade. “Quando o asfalto chegou, eu fiz questão de correr para a rua para acompanhar e ver com meus próprios olhos que, enfim, o serviço estava sendo feito. Meus pais, que já são idosos, agora têm mais qualidade de vida porque melhorou e muito, inclusive, com a diminuição da poeira”, comentou o agricultor.

O destravamento das obras que estavam paradas em todo o Estado foi definido pelo governador David Almeida como prioridade em sua gestão. Ele disse que, quando assumiu o Governo em maio, perguntou quanto havia em caixa no orçamento, e que foi informado sobre a quantia de R$ 530 milhões somente para investimentos. “Esse dinheiro já estava nos cofres do Estado e as obras só precisavam de um start. E foi então que eu mandei procurar onde estavam essas obras e mandei liberar todas elas. Aí o dinheiro começou a circular no Estado e começamos a produzir, distribuir riqueza e gerar renda. Então, o Estado voltou a crescer sem aumentar impostos”, frisou.

Obras –Ao todo, o Governo investiu desde o último mês de maio, aproximadamente R$ 180 milhões em obras de recuperação e pavimentação de ramais. A maior parte deste recurso é proveniente da fonte Prosip. Confira as obras:

Careiro Castanho –Recuperação e melhorias em ramais: Ramal São José com extensão de 14,46 quilômetros e Ramal Cinturão Verde com extensão de 9,55 quilômetros.

Iranduba – Recebe obras de duplicação da rodovia AM-070 com extensão de 78,14 quilômetros, abrangendo Iranduba e Manacapuru com o total de 78,14 quilômetros. O município também conta com serviços de manutenção, conservação e recuperação da rodovia AM- 070 (do km 30 ao km 78). Outros serviços de recuperação e melhorias também estão sendo feitos nos Ramais do Janauari e Serra Baixa (Km 01).

Manacapuru – Serviços e obras de engenharia em pavimento rígido no sistema viário rural da Vila do Jacaré, além de serviços e obras de engenharia em pavimento rígido no sistema viário rural do Repartimento Tuiué, Vila do Campinas e Vila de Caviana. Também são feitas obras de recuperação e melhorias na Estrada do Arapapá.

Presidente Figueiredo – Obras e serviços de engenharia para executar a construção de pontes do Ramal da Morena (6 unidades), além de serviços de manutenção, conservação e recuperação da Rodovia AM-240 (Estrada de Balbina – do Km 0 ao Km 75).

Rio Preto da Eva – Serviços de recuperação e melhorias nos ramais: Alto Rio com extensão de 9,16 quilômetros; Baixo Rio com extensão de 13,66 quilômetros; Ramal do Procópio com extensão de 18,92 quilômetros e na ZF-9 com extensão de 21,64 quilômetros.

Envira – Obras de recuperação e restauração de estradas vicinais com extensão de 25,09 quilômetros.

Tabatinga – Seis ramais estão em obras e com serviços de engenharia para recuperação e melhorias. São eles: ramal do Incra com extensão de 5,98 quilômetros; ramal do Urumutu com extensão de 6,20 quilômetros; ramal Novo Progresso com extensão de 2 quilômetros; ramal Novo Paraíso com extensão de 6,71 quilômetros; ramal Terra Santa, com extensão de 3,14 quilômetros e ramal Perimetral Norte com extensão de 2,45 quilômetros; totalizando 26,48 quilômetros de extensão de ramais naquele município.

Itacoatiara – Recuperação e melhorias no ramal do Macaco Cego com extensão de 3,4 quilômetros.

Itapiranga – Obras de recuperação e melhorias no ramal da Enseada com extensão de 5,23 quilômetros.

São Sebastião do Uatumã – Obras de recuperação e melhorias no ramal do Santana com extensão de 7 quilômetros.

Guajará - No município, a obra do Ramal do Gama era aguardada há décadas. São cerca de 25 quilômetros de pavimentação.

Nova Olinda do Norte - Foi concluída a Estrada do Fontenelle.

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